Outra palavra (2017)
“Outra palavra” é uma dramaturgia realizada processualmente pela Súbita Companhia de Teatro, assinada por Francisco Mallmann. O trabalho parte de cinco palavras-conceitos que guiaram a realização da escritura dramatúrgica: território, fronteira, corpo, lugar e identidade. A ficção instaurada em “Outra palavra” articula cenas guiadas por cinco distintos territórios entrecruzados pela encenação – territórios, na dramaturgia, nomeiam tanto lugares ficcionais e fabulares, como possibilidades de leituras geográficas e espaciais.
A dramaturgia se desenvolve com a apresentação e verticalização de cinco territórios, que são cinco histórias independentes que se mesclam na encenação. No território 1, um desmoronamento acaba aproximando duas pessoas de um modo inusitado, e esse encontro se torna uma longa viagem. No território 2, dois primos se reencontram depois de muito tempo, fazendo surgir questões de origem e pertencimento. No território 3, uma deportação torna-se o motivo pelo qual três pessoas passam a se questionar sobre suas identidades. No território 4, o desconhecimento sobre a ditadura militar brasileira é revelado a partir da relação de duas irmãs. No território 5, quatro pessoas dividem um mesmo espaço tentando entender as possibilidades de um coletivo.
SINOPSE
As reflexões de “Outra Palavra” se referem aos modos de vida contemporâneos, ao transbordamento de informações e imagens, às migrações mundiais, às formas sensíveis e estéticas das causas políticas e à investigação do que há por trás das palavras. A peça desenvolve as suas indagações a partir dos questionamentos envolvidos na elaboração de um discurso, como se incessantemente lançasse as perguntas: “o que nos faz falar? o que nos permite tomar a palavra?”.
FICHA TÉCNICA
Direção Maíra Lour
Dramaturgia Francisco Mallmann
Elenco Álvaro Antonio, Cleydson Nascimento, Helena de Jorge Portela e Janaina Matter
Direção de Produção Michele Menezes
Cenário Pablito Kucarz
Cenotécnico Felipe Gustavo Casagrande
Figurinos Fabianna Pescara e Renata Skrobot
Luz Beto Bruel e Raul Freitas
Sonoplastia Álvaro Antonio
Assistente de Palco Joana Walter
Produção Executiva Gabriela Berbert
Interlocução Artística Lucienne Guedes e Adriano Basegio
Preparação Vocal Silvana Stein
Designer Gráfico Pablito Kucarz