Ressaca (2023)
“Ressaca” foi contemplado no Edital Prêmio FUNARTE de Estímulo ao Teatro 2022 e estreou em maio de 2023, no Teatro da CAIXA Cultural Curitiba. O espetáculo tem direção de Maíra Lour, elenco formado por Cássia Damasceno, Pablito Kucarz e Patricia Cipriano, e parte dos textos escritos por três jovens dramaturgas/os de destaque na cena teatral contemporânea: Camila Bauer (RS), Carla Kinzo (SP) e Vinícius de Souza (MG), a partir do mesmo disparador criativo: a manhã do primeiro dia de um ano qualquer.
“Ressaca” é uma peça que combina diferentes texturas e estilos de escrita, valorizando a criação dramatúrgica, visando contemplar a escrita brasileira e sua diversidade, proporcionando para quem assiste uma pluralidade de pontos de vista sobre a mesma situação. A escrita dramatúrgica é algo central para as artes vivas, para a potência de transformação inerente ao teatro. A criação de estruturas, estéticas e poéticas que revelam sobre nosso tempo, nossa história, sobre pessoas e seus demarcadores sociais e culturais, é o que promove um teatro que cria identificações e gera amplas reflexões com o seu público.
"Joguem meu corpo inteiro ao mar", de Camila Bauer, "Ressaca da onça", de Vinícius de Souza e "A gente se sentava em volta da mesa", de Carla Kinzo são os três textos curtos que integram “Ressaca”, e abordam temas como o luto e a efemeridade da vida e da morte, questões coloniais, relações de amizade, apego material e especulação imobiliária. Cada qual refletindo os interesses e a regionalidade de seu criador.
SINOPSE
JOGUEM MEU CORPO INTEIRO AO MAR, de Camila Bauer
Numa noite de ano novo, os caminhos de três pessoas se cruzam em um hospital, fazendo o tempo ser sentido de modo diferente por cada uma delas. Reflexões sobre ciclos de vida, vontades e culpas são tecidas, enquanto o mar segue seu rumo, indiferente aos anseios das personagens.
A GENTE SE SENTAVA EM VOLTA DA MESA, de Carla Kinzo
Manhã de primeiro de janeiro. Três amigos acordam no pequeno apartamento alugado de um deles, que terá de ser entregue em poucos dias. Enquanto tentam se lembrar da noite anterior, na qual prepararam a mudança, vão percebendo o peso do tempo sobre os objetos.
RESSACA DA ONÇA, de Vinícius de Souza
Numa pousada no interior do país, na última noite do ano, três pessoas vivem uma forte experiência alucinógena. Na manhã seguinte tentam retomar a realidade, enquanto uma onça ronda a casa. Através de aparentes assuntos particulares a peça toca em velhas questões coloniais.
FICHA TÉCNICA
Direção: Maíra Lour
Dramaturgia: Camila Bauer, Carla Kinzo e Vinícius de Souza
Elenco: Cássia Damasceno, Pablito Kucarz e Patricia Cipriano
Direção de produção: Gilmar Kaminski
Assistência de direção: Dafne Viola
Assistência de produção: Anna Wantuch e Záire Osório
Preparação corporal: Kenia Dias
Cenografia: Guenia Lemos e Ana Kummer
Iluminação: Beto Bruel
Operação de luz: Dafne Viola e Lucri Reggiani
Sonoplastia e operação de som: Álvaro Antonio
Figurinos: Isbella Brasileiro
Design gráfico: Pablito Kucarz
Realização: Súbita Companhia de Teatro e Flutua Produções